Acerca do projecto
O setor têxtil e de vestuário tem sido tradicionalmente um dos setores mais importantes da atividade económica na Europa. Nas últimas décadas, o setor têxtil e devestuário convencional está a encolher como resultado da globalização e do aparecimento de novas indústrias, principalmente na Ásia. Ainda assim, a importância desse sector permanece significativa em termos de emprego, com 3 milhões de empregos na Europa.
A consolidação da investigação em nanotecnologia oferece novas oportunidades para o desenvolvimento de têxteis com propriedades avançadas. As aplicações de têxteis "inteligentes" estão focadas no desenvolvimento de equipamentos de proteção individual, no setor médico, de saúde e higiene, em aplicações industriais, em embalagens, construção, arquitetura e design de interiores, agricultura e horticultura, transportes e aeroespacial. Nas indústrias de vestuário e calçado, os têxteis inovadores encontram a sua aplicação, principalmente, em roupas desportivas e para actividade ao ar livre, onde são necessárias propriedades avançadas. Estas aplicações incluem biometria, têxteis com micro-sensores e microprocessadores que medem e/ou controlam a temperatura corporal, humidade, odor, batimentos cardíacos e frequência cardíaca, respiração, etc. À medida que a investigação em tecnologia têxtil avança e novos materiais com propriedades avançadas são desenvolvidos, abre-se o seu potencial de exploração comercial. Os têxteis inteligentes estão a tornanar-se cada vez mais populares, pois os consumidores estão adoptar os novos produtos e aproveitando as suas funcionalidades. As tendências do mercado mostram que o vestuário inteligente para desporto e fitness é muito popular e que existe um mercado crescente de roupas para bebés (monitorização do sono e da respiração do bebé), e de vestuário de proteção e de “casualwear“. Como se trata de novos domínios de aplicação, com grande potencial de exploração comercial, são necessárias competências específicas que combinem diferentes áreas de conhecimento, para optimizar a inovação, não apenas em termos produtivos, mas também no design e no marketing. As universidades europeias necessitam de lidar com esta mudança e de introduzir novos cursos que estabelecam a ponte entre as novas tecnologias e a indústria da moda, a fim de se ajustarem a esta nova realidade. As novas tecnologias têxteis representam uma vantagem competitiva para a indústria de vestuário européia, abrindo novas oportunidades de exploração.
O projeto TEXMODA é uma parceria estratégica Erasmus + no campo do ensino superior que visa desenvolver um perfil de competência europeia em novas tecnologias para a indústria da moda e um curso de qualificação, baseado nesse perfil de competência, oferecido aos interessados como um MOOC.